Triagem do câncer de Próstata

////Triagem do câncer de Próstata

Triagem do câncer de Próstata

O que os pacientes devem saber sobre o exame de próstata!

O câncer de próstata é a segunda neoplasia mais comum em homens nos Estados Unidos (primeiro é  câncer de pele), e a segunda principal causa de morte por câncer em homens. Um em cada seis homens serão diagnosticados com câncer de próstata durante sua vida. Mais de 30.000 homens morrem a cada ano de câncer de próstata, no entanto, a detecção precoce pode salvar vidas.

A Fundação Associação Americana de Urologia (Fundação AUA) está preocupado com os recentes relatórios sobre antígeno específico da próstata (PSA), que apresentam informações conflitantes com os pacientes sobre o valor deste teste de triagem crítica câncer de próstata. Os benefícios do rastreio regular e a detecção precoce não deve ser desacreditados na população geral.

A Fundação AUA acredita que a decisão de realizar a triagem nos homens deve ser tomada com seu médico após uma discussão cuidadosa dos benefícios e riscos da triagem. Em homens que desejam ser rastreados, o AUA recomenda obter um valor basal de PSA, junto com um exame físico da próstata conhecido como um exame retal digital, mais conhecido como toque retal (TR) aos 40 anos.

O que é o PSA? Antígeno prostático específico (PSA) é uma substância produzida pela próstata. O nível de PSA no sangue de um homem é um importante marcador de doenças da próstata muitos, inclusive o câncer de próstata.

Homens que desejam ser rastreados para câncer de próstata deve ter tanto um teste PSA como o TR. Evidências de pesquisas sugerem que a combinação de ambos os testes melhora a taxa global de detecção do câncer de próstata.

Uma variedade de fatores pode afetar os níveis de PSA e deve ser considerado na interpretação dos resultados. As três doenças da próstata mais comuns – prostatite, hiperplasia prostática benigna (HPB), e câncer de próstata – pode causar níveis elevados de PSA no sangue. Outros medicamentos, trauma ou tratamentos para a próstata (que pode incluir uma biópsia da próstata ou cistoscopia) podem afetar os resultados do teste PSA.

Os homens submetidos a testes de PSA devem saber que alguns fatores importantes podem influenciar os resultados:

  • Alteração nos níveis de PSA ao longo do tempo, conhecida como a velocidade do PSA, é usada para avaliar tanto o risco de câncer e agressividade. (por conta disto é fundamental guardar os exames anteriores ou realizar sempre no mesmo laboratório, caso este guarde o histórico do paciente)
  • Os níveis de PSA no sangue tendem a aumentar com a idade.
  • Próstatas maiores produzem maiores quantidades de PSA.

Somente a biópsia da próstata confirma a presença de câncer de próstata. A decisão de prosseguir com uma biópsia da próstata deve ser baseada principalmente em resultados de PSA e TR. Deve-se também ter em conta outros fatores, incluindo a história familiar de câncer de próstata, sua raça (os negros são mais propensos ao câncer de próstata – dados americanos), qualquer história biópsia prévia e outros problemas de saúde significativos que ele possa ter.

O nível de PSA no sangue de um homem é geralmente um bom indicador do risco de câncer de próstata e da extensão do câncer. Homens cujos níveis de PSA sobem acentuadamente durante um curto período estão mais propensos a ter câncer de próstata do que aqueles que não vê mudanças significativas na sua velocidade de PSA.

Fonte: AUA

LEIA OUTRO ARTIGO: câncer de próstata: o que é?

FICOU COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

    Nome (obrigatório):

    Seu e-mail

    Assunto

    Digite a mensagem

    WhatsApp Fale conosco