Labioplastia ou Ninfoplastia

A Labioplastia ou ninfoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na remoção de pele dos pequenos lábios vaginais, indicada  para correção estética dos lábios vaginais quando estes crescem de forma anormal ou quando crescem desiguais. A cirurgia visa reduzir o tamanho dos pequenos lábios vaginais, ou seja, corrigir o excesso de pele

É uma cirurgia que visa resolver questões funcionais da região íntima, pois é indicada quando os pequenos lábios são hipertrofiados, o que pode levar ao acúmulo de secreções ou de urina, aumentando o potencial risco de infecções.

Geralmente a relação sexual de uma mulher com lábios vaginais fora do padrão causa um pouco de dor devido o atrito gerado entre os pequenos lábios. Também pode provocar constrangimento na exposição do órgão sexual ao parceiro e ser incômodo ao usar determinados tipos de roupas.

ilustração de uma vagina com descrição de partes para explicar labioplastia

A Labioplastia ou ninfoplastia visa corrigir essa alteração que trata-se mais de uma questão genética do que algo adquirido com o tempo.

Os pequenos lábios tem como função proteger contra bactérias e manter a lubrificação vaginal. Apresentam uma variedade enorme de formas: uns são alongados, curtos, outros possuem dobras e ondulações, podendo ficar maiores devido a uma série de fatores como a puberdade, gravidez, parto, estiramento usado em algumas culturas, uso de anabolizantes, traumas ou genética.

Pós-operatório da Labioplastia ou Ninfoplastia

Esta cirurgia é relativamente rápida, durando cerca de 1 hora e geralmente a mulher passa apenas 1 noite internada, tendo alta no dia seguinte.

É considerado de baixo risco, podendo ser realizada com anestesia local, associado ou não a sedação

A região torna-se edemaciada e pode apresentar hematomas.  Geralmente após 14 dias esse quadro é revertido.

A paciente pode retornar as suas atividades laborais em 3 dias, caso não faça esforços físicos. As relações sexuais são interrompidas por 21 dias.

Existe a possibilidade de alteração de sensibilidade de forma não permanente, por isso é importante que a decisão de realizar essa cirurgia, seja bem consciente.

Dra. Renata Guidoni realiza uma avaliação detalhada de expectativas, necessidades individuais e fornecer as orientações adequadas.

QUER SABER MAIS SOBRE TODOS OS TRATAMENTOS REALIZADOS PELA DRA RENATA GUIDONI? SIGA AS REDES SOCIAIS