Artigos Urológicos

//Artigos Urológicos

Artigos urológicos

Cólica Renal em tempos de coronavírus

A cólica renal pode acontecer em qualquer momento inclusive em tempos de coronavírus.  A cólica renal é um grande fator de alarme pois indica que uma pedra saiu do rim e está impedindo que a urina flua normalmente para fora do organismo. É fundamental que um médico Urologista conduza o seu tratamento, pois pode haver

Triagem do câncer de próstata

A partir de qual idade e até qual idade o homem deve fazer a triagem do câncer da próstata? De maneira geral a investigação para câncer de próstata deve ser feita entre 40 e 80 anos. Entretanto, os pacientes que nunca tiveram antecedentes familiares de câncer de próstata podem iniciar aos 45 anos. Na outra

Cólica renal ou infecção de urina?

Qual é a diferença entre cólica renal e infecção de urina? A cólica renal e a infecção de urina são doenças comuns e na maioria das vezes de fácil identificação. Apesar de o cálculo renal ser um fator de predisposição para a infecção urinária, as duas patologias são completamente diferentes. Desta forma, podemos te ajudar

Pedra nos Rins: 12 mitos e verdades

Cálculos renais, conhecidos popularmente como pedra nos rins, são formações endurecidas de minerais e outras substâncias existentes nos rins ou nas vias urinárias. …

Cólica Renal: quando acontece?

Sintomas Os cálculos localizados no interior do rim (pelve renal) podem apresentar pouco ou nenhum sintoma. Muitos cálculos renais pequenos podem ser eliminados na urina sem causar sintomas. Existem casos em que os cálculos podem ser assintomáticos e crescerem até um tamanho considerável, sem que o paciente os note. Na maioria dos casos, a descoberta

Vasectomia com segurança e conforto

A vasectomia é um procedimento cirúrgico simples, realizado por urologistas, para tornar um homem estéril. É um método comum de contracepção, considerado simples, seguro e eficaz. Consiste na realização de um corte no canal deferente, tubo que carrega esperma do testículo para se tornar parte do sêmen. É feita a secção bilateral de ambos os

Testículos retráteis