Infecção por HPV

A infecção por HPV é a doença causada pelo Papilomavírus humano,adquirida por contato sexual.

Existem diversos tipos de papilomavírus, uns mais agressivos, outros menos.

Como se manifesta a infecção por HPV?

Geralmente por aparecimento de verrugas genitais ( condilomas), que podem se localizar na vulva, dentro da vagina ou no colo do útero. Algumas vezes , o vírus não produz manifestações visíveis e sua presença é acusada pelo exame de Papanicolau ou pela Colposcopia ( exame dos genitais feito com colposcópio, aparelho que aumenta as imagens e permite detectar pequenas alterações na pele ou mucosas)

O tempo de manifestação da doença é variável sendo  de alguns meses à alguns anos.

Quais as complicações?

A principal complicação é que, dependendo da espécie de vírus presente, poderá haver maior tendência ao aparecimento de câncer genital. Vale ressaltar que  vários fatores contribuem para o aparecimento do câncer tais como: tabagismo, fatores genético, fatores relacionados ao meio ambiente, como radiações e não apenas à presença do vírus HPV.

Há outra forma de contágio, sem ser por contato sexual?

É muito raro mas pode existir a possibilidade de transmissão do vírus através de compartilhamento de toalhas, lençóis, esponja de banho.

Quando a pessoa está com a doença ativa, pode ter relações?

O ideal é que seja evitado relação sexual neste período.

Como se faz o tratamento quando diagnosticado com infecção por HPV?

Os condilomas devem ser cauterizados. Isso pode ser feito com substâncias químicas, cauterização, laser, etc. Porém, só são tratadas as manifestações clínicas do vírus; ele poderá permanecer por longo tempo ou para sempre no organismo, em estado de latência ( isto é, sem se manifestar).  Podem surgir recidivas.

Tem cura após infectado por HPV?

Não há cura, pois não há medicamentos que matem o vírus.

A doença pode voltar?

Sim. As recidivas aparecem com maior ou menor frequência dependendo da resistência do organismo.

Há como evitar a contaminação do HPV?

Sim, usando preservativo nas relações sexuais e vacinando meninas e meninos em idade reprodutiva.

Porém a vacina protege contra, no máximo, quatro principais tipos de HPV  e existem dezenas. Portanto , o melhor método de proteção é associação de vacina + preservativo.

É essencial que as mães orientem suas filhas sobre a prevenção e se necessário agende uma consulta com a ginecologista para esclarecer dúvidas e dar orientações.

QUER SABER MAIS SOBRE OS TRATAMENTOS REALIZADOS PELA DRA RENATA GUIDONI? SIGA AS REDES SOCIAIS