O que é enurese noturna?

////O que é enurese noturna?

O que é enurese noturna?

O que é enurese noturna? É a perda involuntária de urina durante o sono após os 5 anos. Doença atinge 15% das crianças acima de 5 anos. Quando uma criança esvazia a urina da bexiga em um momento e/ ou local inadequado é chamado de incontinência. Quando a incontinência acontece à noite durante o sono é chamado de enurese (ou urinar na cama). Este é um problema comum que pode ser muito frustrante para as crianças, suas famílias e médicos. Mas com paciência a maioria das crianças pode ser tratada de forma eficaz atualmente.

A maioria das crianças atingem algum grau de controle da bexiga de dia e de noite por volta dos quatro anos. Qualquer tipo de incontinência que ocorre durante o sono em uma criança acima cinco anos de idade é chamada enurese. Calcula-se que 20 por cento das crianças têm pelo menos enurese ocasional nessa idade. A cada ano, com de cerca de 15 por cento delas apresentarão melhora espontânea.

Ressalte-se que a causa de todas as formas de incontinência, inclusive enurese, quase nunca é devido à preguiça ou teimosia deliberada pela criança. Assim, um pai deve manter uma atitude de apoio e compreensão. No entanto, num pequeno número de casos, problemas comportamentais podem desempenhar um papel significativo.

A enurese é causada por combinações dos três mecanismos seguintes:
A falta de despertar – a criança não acorda quando a bexiga está cheia. (geralmente a causa mais prevalente);
Aumento da produção de urina durante o sono – os rins da criança fazem mais urina durante a noite do que pode ser armazenado dentro da sua bexiga. Por vezes, esta produção de urina adicional é causado por uma falta noturna relativa do hormônio vasopressina, que leva os rins a diminuir a produção de urina.
Bexiga hiperativa – a bexiga tende a contrair sem estar completa. Este mecanismo é o mesmo que o descrito para a incontinência diurna.

Além disso, deve notar-se que a enurese (e / ou incontinência diurna) freqüentemente tem relação hereditária. É comum “vir de família”, embora isto nem sempre seja evidente, uma vez que pode saltar gerações e nem todos os avós conseguem lembrar (ou não querem se lembrar) que eles tinham o mesmo problema quando eram mais jovens.

Embora possa demorar mais tempo do que o habitual, as crianças que estão com atraso de desenvolvimento podem conseguir o controle de sua urina desde que a sua função neurológica esteja normal.

Estresse social como um novo irmão, dormir sozinho (a), começar uma nova escola, uma crise familiar, um acidente ou trauma pode provavelmente causar enurese em crianças que são geneticamente predispostas à condição, mas o mecanismo e as causas subjacentes nessas crianças é em grande parte semelhante à de outras crianças com enurese, e o tratamento é também semelhante.

Causas incomuns de enurese
Infecção do trato urinário
Problemas estruturais ou anatômicos
Problemas neurológicos
Distúrbios hormonais

Como é tratada a enurese?
Existem vários tratamentos que são recomendados para enurese, alguns eficazes e outras não. Eles incluem modificações na ingestão de líquidos, hábitos de higiene, o uso de dispositivos de molhagem de alarme e medicamentos. Embora possam ser utilizados isoladamente, eles são muitas vezes administrados em combinação.

Perguntas mais frequentes
A enurese melhora com a idade?
A maioria das crianças pode superar a enurese. Acredita-se que quase 100 por cento das crianças de um ano de idade acordem com a cama molhada. Aos cinco anos, esse percentual cai para cerca de 20 por cento e aos 10 para 5 por cento. Na puberdade, essa taxa é de cerca de 1 por cento.

A enurese é hereditária?
Sim. Verificou-se que, se um ou ambos os pais têm uma história de incontinência urinária, o risco de que os seus filhos terá um leito úmido é várias vezes maior do que a população em geral.

O meu filho precisa de exames?
Na maioria dos casos, não há necessidade de realizar testes, como raios-X e outras técnicas de imagem, ou estudos urodinâmicos. Condições que podem necessitar de uma avaliação mais pormenorizada incluem:
-combinação de molhagem dia e noite
-infecção do trato urinário
-constipação e / ou intestinais acidentes dificuldades com o fluxo de urina e fluxo história de lesão neurológica recente ou doença.

O seu urologista ou pediatra vai decidir se algum exame é necessário, depois de falar com você e examinar o seu filho.

LEIA TAMBÉM: Incontinência Urinária

FICOU COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

    Nome (obrigatório):

    Seu e-mail

    Assunto

    Digite a mensagem

    WhatsApp Fale conosco