O que é a Nefrectomia?

O que é a Nefrectomia?

O que é a Nefrectomia? O artigo esclarece sobre a cirurgia para retirada total ou parcial de um rim, bem como sobre os tipos de cirurgias disponíveis.

  1. Outros nomes

Nefrectomia parcial, Nefrectomia radical, Transplante renal

  1. Definição

Nefrectomia é a remoção cirúrgica de um rim. A retirada pode ser de todo o rim ou somente uma porção (nefrectomia parcial), visando manter a maior quantidade possível de rim funcionante. ESSA CIRURGIA PODE SER REALIZADO POR CIRURGIA ABERTA, LAPAROSCOPIA (por vídeo), ou COM AUXÍLIO DE ROBÔ.

  1. Para quem é indicada?

Pacientes que apresentam tumores renais, rins sem função que causam dor, infecção ou hipertensão arterial ou quando alguém vai doar um rim para familiar (transplante renal).

  1. Meu convênio cobre?

O convênio geralmente paga totalmente as despesas hospitalares nos casos de cirurgias laparoscópicas (por vídeo). Quando é utilizado Robô, há geralmente custo adicional a ser pago pelo paciente ao hospital. Os honorários médicos são cobrados pelo reembolso do convênio, com cobertura integral ou parcial

  1. E se eu não tenho convênio?

Os pacientes que não tem convênio médico terão como custos a internação hospitalar e os honorários médicos. Entre em contato conosco para orçamento. Lembrando que nossa clinica tem várias condições de parcelamento diretamente com a clínica.

  1. Diferenciais da Clínica Guidoni

Realizamos esse procedimento tanto por via laparoscópica como robótica. Além disso, oferecemos gratuitamente ao paciente toda a nossa estrutura para tratar de todos os trâmites burocráticos para que o paciente só se preocupe com a sua saúde!

  1. Anestesia

Nesse procedimento sempre é realizado anestesia geral. Trabalhamos apenas com anestesistas diferenciados, que fazem da experiência cirúrgica um momento de tranquilidade e de mínimas dores.

  1. Tempo de hospitalização

Geralmente o paciente retornará para casa entre 1 e 3 dias após o procedimento cirúrgico.

  1. Tempo de afastamento atividades

O afastamento médio das atividades profissionais é de 10 a 20 dias e das atividades físicas de 30 a 45 dias.

  1. Como é a cirurgia?

A cirurgia pode ser realizada de forma aberta, laparoscópica (por vídeo) ou laparoscópica com auxílio de robô. No procedimento aberto o cirurgião faz uma incisão no lado do abdômen, abaixo da última costela para atingir o rim. O ureter (canal que liga o rim à bexiga) e vasos sanguíneos são desconectados, e então o rim é removido. No procedimento laparoscópico, com três ou quatro pequenos cortes na região abdominal e no flanco, o procedimento da mesma forma, mas com recuperação pós-operatória mais rápida. Nas cirurgias de retirada parcial do rim, o uso do robô facilita a manipulação dos vasos renais e a reconstrução da parte renal que permanecerá.

FICOU COM DÚVIDAS? ENTRE EM CONTATO

    Nome (obrigatório):

    Seu e-mail

    Assunto

    Digite a mensagem

    WhatsApp Fale conosco