Infecções Vaginais

As infecções vaginais quase sempre são muito incômodas, afetando a qualidade de vida de milhares de mulheres.

A vagina possui um ambiente delicado, com uma série de bactérias e fungos que normalmente coexistem em equilíbrio. Quando esse equilíbrio é perturbado seja por desequilíbrios naturais na flora vaginal, infecções bacterianas, fúngicas ou virais, contato com substâncias irritantes, mudanças hormonais, uso de antibióticos, estresse, uso de roupas íntimas apertadas ou má higiene, pode ocorrer o crescimento excessivo de certos microorganismos, levando a uma infecção.

Tipos de infecções vaginais e sintomas

Conheça alguns tipos de infecções vaginais e fique atenta aos sintomas mais comuns como coceira intensa, ardência e dor, corrimento vaginal anormal, disúria, dispaneuria.

Candidíase vaginal: é uma infecção fúngica causada pelo crescimento excessivo do fungo Candida albicans na vagina.

Sintomas: coceira intensa, ardor ao urinar ou durante relação sexual, corrimento vaginal espesso, branco, vermelhidão e inchaço ao redor da vulva.

Vaginose bacteriana: ocorre quando há um aumento de bactérias anaeróbias na vagina.

Os sintomas da vaginose bacteriana podem incluir odor vaginal forte, especialmente após o sexo, corrimento vaginal acinzentado ou esbranquiçado, coceira e irritação na área vaginal.

É importante notar que nem todas as mulheres com vaginose bacteriana apresentam sintomas.

Vaginose Citolítica: é um sinal de que o equilíbrio natural da flora vaginal foi alterado. O crescimento excessivo de Lactobacillus pode levar a degradação das células do revestimento vaginal, causando sintomas que afetam a qualidade de vida da mulher.

Sintomas: corrimento, coceira, sensação de queimação ao urinar.

Lesão Herpética: é decorrente da infecção pelo vírus herpes simplex (HSV) que é altamente contagioso e pode ser transmitido por contato com a pele ou mucosa de pessoa infectada.

Sintomas: bolhas ou úlceras dolorosas, coceira, dor ao urinar, dor durante as relações sexuais, aumento dos gânglios linfáticos na região inguinal.

Os tratamentos podem variar para cada tipo de infecção vaginal , portanto você estiver sofrendo de sintomas incomuns na área vaginal, é sempre recomendável procurar orientação médica para um diagnóstico e tratamento adequado.

Conheça o tratamento revolucionário para infecções vaginais: FOTOBIOMODULAÇÃO COM LUZ DE LED, que tem apresentando excelentes resultados na redução dos processos inflamatórios vaginais.

QUER SABER MAIS SOBRE OS TRATAMENTOS REALIZADOS PELA DRA RENATA GUIDONI? SIGA AS REDES SOCIAIS