Atrofia vaginal

O que é a atrofia vaginal e como ela ocorre? A vaginite atrófica, também chamada de atrofia vaginal, é definida como ressecamento vaginal e inflamação das paredes vaginais devido à falta de produção de estrogênio.

Os principais sintomas da atrofia vaginal são:

• Secura vaginal
  • Ardor ou queimação vaginal
  • Corrimento vaginal
  • Coceira
  • Ardor ao urinar
  • Micção urgente
  • Infecções do trato urinário
  • Incontinência urinária
  • Sangramento após relação sexual
  • Dor ou desconforto durante o ato sexual
  • Lubrificação vaginal diminuída durante a atividade sexual
  • Encurtamento do canal vaginal

A menopausa ocorre por diminuição na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais, fertilidade da mulher, lubrificação vaginal, textura da pele, entre outras características. A intensidade dos sintomas, na menopausa, são variáveis sendo as queixas mais importantes são os fogachos (calores), irritabilidade, insônia, atrofia e diminuição de lubrificação vaginais, rugas e alteração da libido.

Quando a atrofia vaginal acontece?

A atrofia vaginal, embora sua ocorrência seja mais comum no climatério ou pós menopausa,  também pode ser causada por outros fatores como:

• remoção cirúrgica de ambos os ovários
  • Após radioterapia pélvica para o câncer
  • Após a quimioterapia para o câncer
  • Como um efeito colateral do tratamento hormonal do câncer de mama.

A diminuição de produção hormonal pelo ovário favorece uma diminuição da espessura da parede vaginal (atrofia), deixando-a mais fina, menos vascularizada, menos lubrificada o que favorece o aparecimento de pequenas escoriações na vagina durante a relação sexual, provocando dor e sangramento.

A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é um grande aliado para a melhora desses sintomas, porém se utilizada  isolada, muitas vezes não é suficiente para a melhora dos quadros de atrofia e falta de lubrificação.

E ainda há casos em que a mulher não pode fazer uso de hormônios.  Nestes casos, temos disponíveis outros tratamentos que auxiliam ou substituem a TRH,  como:

Laser Vaginal de CO2

Radiofrequência Vaginal

É essencial que esses procedimento sejam realizados por uma Ginecologista, que conhece bem toda a anatomia vaginal, bem como todo as mudanças hormonais da mulher.

QUER SABER MAIS SOBRE OS TRATAMENTOS REALIZADOS PELA DRA RENATA GUIDONI?
SIGA AS REDES SOCIAIS