A hipercromia vulvar refere-se ao escurecimento excessivo da pele na área genital feminina. A pele da vulva e virilha podem sofrer alterações de coloração podendo ficar mais escuras (hipercromia). Áreas como virilha, vulva, períneo e coxa, são frequentemente afetadas sofrendo hipercromia.

Essas alterações podem ocorrer por várias razões, como:

  1. Fatores hormonais: Alterações hormonais, como aquelas que ocorrem durante a gravidez, menstruação, uso de contraceptivos hormonais ou terapia de reposição hormonal, podem levar a mudanças na pigmentação da pele. E isso pode contribuir para a hipercromia de virilha e vulva.
  2. Fricção: A fricção constante da roupa íntima pode causar escurecimento da pele.
  3. Idade: Conforme as mulheres envelhecem, é comum que a pele se torne mais escura devido a mudanças hormonais e ao processo natural de envelhecimento da pele.
  4. Inflamação ou irritação: Condições inflamatórias, como dermatite de contato, eczema ou infecções fúngicas, podem causar escurecimento da pele devido à inflamação crônica. Isso pode contribuir para o aumento da hipercromia na vulva e virilha.
  5. Obesidade: O excesso de peso pode levar ao atrito constante na área genital, o que pode levar ao escurecimento da pele.
  6. Hereditariedade: Em alguns casos, a predisposição genética pode influenciar a pigmentação da pele na área genital. Isso é outro fator da hipercromia de virilha e vulva.

Mas é possível realizar o Clareamento Genitalda pele dessa região!

É importante consultar um médico se houver preocupações com hipercromia de virilha e vulva, especialmente se houver outros sintomas associados, como coceira, dor, secreção incomum ou alterações na textura da pele. Um profissional de saúde pode ajudar a determinar a causa e recomendar o melhor tratamento para a hipercromia de virilha e vulva que se adequa à sua situação específica.

Existem algumas técnicas disponíveis, por isso a consulta com a especialista é fundamental para avaliar a pigmentação da região, o fototipo da paciente e definir um plano de tratamento que poderá ser uma das técnicas que seguem ou até mesmo associar mais de uma técnica.

Eletroporação

Peeling genital (clareamento químico);

Laser Nd Yag: é um laser específico para diminuir a pigmentação da pele;

Microagulhamento.

Todos os tratamentos são realizados em consultório, com retorno as atividades logo em seguida ao tratamento.

CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSO PROTOCOLO PARA CLAREAMENTO GENITAL QUE ASSOCIA VÁRIAS TÉCNICAS PARA MELHOR RESULTADO.

monograma da Ginecologista Dra. Renata Guidoni